Câmara de Vereadores de Campinas não está dando direito básico
da presunção da inocência, afirma líder petista.
Lideranças dos movimentos sociais e partidos políticos estão unidas contra a cassação de Demétrio Vilagra (PT), o prefeito de Campinas. A Câmara deve votar o caso ainda esta semana.
O vereador e presidente do diretório municipal do PT, Josias Lech, afirma que a postura é de respeito ao legislativo, e busca apoio na câmara municipal para que o pedido seja arquivado.
“O processo de cassação aberto contra o prefeito Demétrio”, explica Josias Lech, decorre de uma crise política administrativa, iniciada enquanto Hélio de Oliveira Santos ainda era o prefeito (PDT), que foi cassado em 20 de agosto de 2011, pela câmara municipal de vereadores. Josias explica que há um julgamento que responsabiliza o prefeito Demétrio pelas ações do prefeito anterior. “Estamos lutando, mostrando que a cidade está sendo bem administrada, que está tendo uma relação institucional com o Governo Federal, muito positiva e que deve ser mantida nesta administração”, ressalta Josias Lech.
Para Josias Lech, as acusações não respeitam os preceitos constitucionais básicos da presunção de inocência, que estabelece que quem acusa, precisa provar.
Em seu blog, Demétrio lamentou o processo, e falou sobre sua inocência. Leia abaixo o que escreveu o prefeito Demétrio.
“Fui notificado agora no final da tarde sobre o parecer final da Comissão Processante da Câmara Municipal de Campinas, que recebi com a integridade de quem tem a consciência limpa e já apresentou sua defesa à Justiça, aos vereadores e principalmente à população de Campinas.
Nestes poucos meses em que estou à frente da cidade, viramos a página da crise, resgatamos as finanças do município, aumentamos a transparência dos atos públicos e reduzimos contratos da prefeitura em mais de R$ 10 milhões, possibilitando grande economia ao município.
Além destas ações administrativas de grande relevância, criamos a procuradoria e a controladoria do município, o decreto que proíbe toda forma de nepotismo, o código de conduta do funcionário público e o portal da transparência. Todos os compromissos que assumi perante a população em meu primeiro dia de governo estão sendo integralmente cumpridos.
Em meio a uma acusação mentirosa e sem provas contra minha pessoa, feita por um réu confesso que tenta escapar de uma punição por ter roubado e se lambuzado com dinheiro público, coloquei Campinas e a população da cidade à frente de quaisquer interesses de quem quer que fosse.
Tenho a convicção de que fiz – e pretendo continuar fazendo – todo o possível para retribuir a confiança depositada em mim pelos eleitores com humildade, honestidade, simplicidade e o trabalho sério de alguém que ama e trabalha por esta cidade há mais de quatro décadas. É com esta certeza que enfrento o julgamento político que os vereadores da cidade farão nos próximos dias”.
(Gustavo Toncovitch e Gustavo Serrate – Portal do PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário