A presidente Dilma Rousseff sancionou na o ultimo dia 5 de maio,a lei que cria a ETAV (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A), que será responsável pelo trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A sede da empresa será em Brasília, mas terá escritórios em Campinas e Rio de Janeiro.
A ETAV, que vai supervisionar as obras de implantação do TAV (Trem de Alta Velocidade), será uma sociedade anônima de capital fechado (não terá ações à venda para o público geral na Bolsa de Valores) e terá o governo federal como sócio majoritário, com mais de 50% das ações.
A lei prevê ainda que o BNDES irá financiar até R$ 20 bi ao consórcio ou empresa que for explorar o trem-bala.
O prefeito Hélio de Oliveira Santos e o deputado federal Carlos Zarattini na manhã desta segunda-feira, dia 9 de maio, no Paço Municipal acertaram detalhes sobre a instalação da sede da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV) em Campinas. em seguida, seguiram para visitar a área onde, possivelmente, será instalada a sede da empresa.
Com 62 mil metros quadrados, a área está localizada no Parque Logístico da Singer, na região Sul da cidade, no terreno onde funcionava a antiga fábrica da empresa, na Fazenda Palmeira. O terreno conserva ainda antigos casarões da fazenda, que segundo o prefeito, e conforme o projeto, devem ser conservados. “Vamos manter essas construções a fim de preservar a história da cidade. Esses casarões servirão como área de eventos e seminários”, completou.
Durante a visita, Dr. Hélio assinou um protocolo pedindo a aprovação do projeto, que será protocolado pelo deputado Zarattini à presidente da República Dilma Rousseff e ao ministro do Transportes, Alfredo Nascimento. O deputado federal foi relator do projeto para que Campinas fosse uma das sedes do TAV. “Acredito no potencial de Campinas, mesmo porque toda a região é beneficiada pela indústria ferroviária”, disse Zarattini.
O ETAV como uma empresa embrionária e destacou a importância da participação do município nesse processo. e é através do município que a empresa conquista licença ambiental para uso do solo e incentivo fiscal”, explicou.
A ETAV, que vai supervisionar as obras de implantação do TAV (Trem de Alta Velocidade), será uma sociedade anônima de capital fechado (não terá ações à venda para o público geral na Bolsa de Valores) e terá o governo federal como sócio majoritário, com mais de 50% das ações.
A lei prevê ainda que o BNDES irá financiar até R$ 20 bi ao consórcio ou empresa que for explorar o trem-bala.
Foi publicada nesta quinta-feira a lei que autoriza a criação da ETAV (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade), a estatal que cuidará do trem-bala que ligará Rio de Janeiro a Campinas, com estações intermediárias.
A estatal será vinculada ao Ministério dos Transportes e terá o objetivo de planejar e promover o desenvolvimento do transporte ferroviário de alta velocidade no país. Cuidará de "estudos, pesquisas, administração e gestão de patrimônio, desenvolvimento tecnológico e atividades destinadas à absorção e transferência de tecnologias", diz a lei.
A estatal também será encarregada de obter licença ambiental necessária à construção de trens de alta velocidade e desenvolver estudos, quando necessários, de impacto social e socioambiental para a área.
A Etav será dirigida por um Conselho de Administração e por uma Diretoria Executiva. Será organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, sendo metade das ações mais uma de titularidade da União.
O prefeito Hélio de Oliveira Santos e o deputado federal Carlos Zarattini na manhã desta segunda-feira, dia 9 de maio, no Paço Municipal acertaram detalhes sobre a instalação da sede da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV) em Campinas. em seguida, seguiram para visitar a área onde, possivelmente, será instalada a sede da empresa.
Com 62 mil metros quadrados, a área está localizada no Parque Logístico da Singer, na região Sul da cidade, no terreno onde funcionava a antiga fábrica da empresa, na Fazenda Palmeira. O terreno conserva ainda antigos casarões da fazenda, que segundo o prefeito, e conforme o projeto, devem ser conservados. “Vamos manter essas construções a fim de preservar a história da cidade. Esses casarões servirão como área de eventos e seminários”, completou.
Durante a visita, Dr. Hélio assinou um protocolo pedindo a aprovação do projeto, que será protocolado pelo deputado Zarattini à presidente da República Dilma Rousseff e ao ministro do Transportes, Alfredo Nascimento. O deputado federal foi relator do projeto para que Campinas fosse uma das sedes do TAV. “Acredito no potencial de Campinas, mesmo porque toda a região é beneficiada pela indústria ferroviária”, disse Zarattini.
O ETAV como uma empresa embrionária e destacou a importância da participação do município nesse processo. e é através do município que a empresa conquista licença ambiental para uso do solo e incentivo fiscal”, explicou.
Logo após, Deputado Federal Carlos Zarattini esteve presente na TVB Record para dar uma entrevista no prgrama do Elton Pimenta, onde
eu e o vice prefeito Demetrio Vilagra, estivemos acomanhando o deputado
(Dep. Federal Carlos Zarattini, Elton Pimenta, eu e Vice-Prefeito Demetrio Vilagra- foto Cris Gerez)
(Dep. Federal Carlos Zarattini, Elton Pimenta, eu e Vice-Prefeito Demetrio Vilagra- foto Cris Gerez)
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